Painel Complicações em Implantes Mamários
Jornada Paulista de Cirurgia Plástica
Problem Based Learning
(PBL)
O Prof.Dr. Alexandre Munhoz participou da coordenação/moderação do Painel de Complicações em Implantes de Mama durante a Jornada Paulista de Cirurgia Plástica (JP-2016). A XXXVI Jornada Paulista de Cirurgia Plástica manteve seu modelo de sucesso dos últimos 4 anos, baseada em uma estrutura objetiva, alto nível científico e com ênfase para a discussão profunda sobre alguns temas que geram dúvidas e controvérsia no âmbito da cirurgia plástica estética.
Embasada no modelo PBL (Problem-Based Learning), a qual por meio da configuração específica de painéis com casos clínicos promove-se a discussão com experts e a platéia, promovendo assim o embate de condutas e soluções para o problema apresentado e, em última instância, a produção e fixação de conhecimento. O processo de
aprendizagem por meio de problemas ou Problem Based Learning (PBL), foi
introduzido na Universidade de McMaster no Canadá, no final da década de 60, no
ensino de Ciências da Saúde. Atualmente é uma proposta pedagógica alternativa
ao processo normal de ensino que consiste na solução de problemas, reais ou
simulados.
Os alunos, para resolver um problema clínico ou cirúrgico, baseam-se
em conhecimentos prévios, discutem, adquirem e fixam os novos conhecimentos
desenvolvidos na resolução do problema. Essa forma de pedagogia, aliada à
aplicação prática, facilita a retenção do conhecimento. Portanto, o método PBL
oferece benefícios, quais sejam, a interdisciplinaridade, o desenvolvimento do
raciocínio crítico e de habilidades de comunicação, e a educação permanente. No Brasil, alguns
cursos de graduação em Medicina vêm seguindo o contexto mundial de
transformação e adotado o PBL no programa curricular. No modelo pedagógico do
PBL, busca-se, principalmente, fornecer ao estudante condições de desenvolver
habilidades técnicas, cognitivas aplicáveis para o cuidado dos pacientes.
No
modelo original canadense, o PBL tinha as principais características: ausência
de disciplinas, integração de conteúdo e ênfase na solução de problemas. Assim, o
método levaria ao desenvolvimento no estudante de habilidades para conduzir o
aprendizado, a integração de conhecimentos, gerenciamento da educação
permanente e capacidade de trabalhar em equipe.
Após a Universidade de McMaster, várias faculdades passaram a utilizar o método PBL total ou parcialmente, como um currículo paralelo como a Faculté de Medicine - Université de Sherbrooke no Canadá e Harvard Medical School nos EUA). Um dos aspectos mais importantes na estruturação do PBL basea-se na adequada escolha do Professor de Grupo e na construção de problemas produtivos e que se adequem a realidade do cirurgião plástico.
Após a Universidade de McMaster, várias faculdades passaram a utilizar o método PBL total ou parcialmente, como um currículo paralelo como a Faculté de Medicine - Université de Sherbrooke no Canadá e Harvard Medical School nos EUA). Um dos aspectos mais importantes na estruturação do PBL basea-se na adequada escolha do Professor de Grupo e na construção de problemas produtivos e que se adequem a realidade do cirurgião plástico.
O Professor de Grupo no
modelo da Jornada é representado pelo importante papel do Moderador. Já o
Problema são os casos clínicos apresentados durante os diferentes painéis e que
refletem o dia a dia do cirurgião plástico. No Painel de Complicações em Prótese de Mama, foram abordados casos clínicos relacionados a complicações tardias, como seroma e contratura capsular. Apresentados na sequência clínica de discussão com pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório houve a possibilidade de discussão com toda os moderadores e a platéia a sequência de investigação diagnóstica, as principais hipóteses e a resolução do caso clínico.
Entre as principais complicações apresentadas, uma em específico mereceu destaque com grande interação por parte da platéia e dos moderados, no caso o Seroma Tardio. De fato, a ocorrência de seroma peri-implante tem despertado interesse crescente, não apenas na cirurgia estética mas também na reconstrução da mama pós câncer. Habitualmente associado ao trauma local ou a infecção subclínica como a contaminação com micobactérias, a preocupação atualmente está mais acentuada devido a dados recentes de um possível associação, rara, mas possível entre implantes mamários e Linfoma Anaplásico de Grandes Células (ALCL).
Define-se como seroma tardio, a ocorrência de derrame líquido peri-implante e clinicamente sintomático que desenvolve, pelo menos, 12 meses após a cirurgia de inclusão do implante mamário. Sabe-se que o seroma após a cirurgia de implante de mama é uma ocorrência rara, particularmente no período pós-operatório tardio, onde relatos na literatura têm sido principalmente como casos únicos (case-report) ou séries clínicas com pequenas amostras, geralmente seguido por especulação quanto à etiologia.
Muito discutido durante a moderação do painel, foi como conduzir adequadamente o seroma tardio. De fato, na literatura, há uma crescente preocupação com o diagnóstico e tratamento do seroma devido a possibilidade de malignidade fato este que gerou novas recomendações ou algoritmos de tratamento. Em sua maioria, os algoritmos incluem a obtenção de fluido para citologia e culture. Há também mais recente recomendações específicas para o tipo de exames citológicos e patológicos apropriados para a análise dos achados do líquido e da cápsula.
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