segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Cirurgia Inédita, Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz / Hospital Sírio-Libanês

Reconstrução Mamária com Engenharia de Tecidos e Transplante de Gordura Autógena
Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz
Hospital Sírio-Libanês
O Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, cirurgião plástico e docente pleno do programa de pós-graduação do Hospital Sírio-Libanês, realizou pela primeira vez no Brasil, a reconstrução mamária com técnica de engenharia de tecidos e transplante de gordura autógena purificada. A reconstrução da mama foi realizada de maneira imediata após mastectomia redutora de risco executada pelo mastologista Prof. Dr. José Roberto Filassi no mês de agosto no Hospital, fato inédito em nosso meio.

Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, cirurgião plástico do Hospital Sírio-Libanês,  Professor Livre-Docente Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Reconstrução da Mama, Reconstrução Mamária. Enxerto de Gordura. 
Na cirurgia de redução de risco (adenomastectomia profilática) foi empregado uma matriz de tecido biológico acelular com preservação da arquitetura conjuntiva original (Stratticetm), o que proporcionou uma estrutura de suporte para o implante de silicone e crescimento de células durante o processo de integração. A matriz permitiu ainda a total cobertura inferior do implante sem a utilização de retalhos musculares, os quais apresentam maior morbidade, tempo cirúrgico e dor pós-operatória.

Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, cirurgião plástico do Hospital Sírio-Libanês e Professor Livre-Docente Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Matéria de destaque no Hospital Sírio-Libanês como primeiro procedimento cirúrgico realizado no Brasil com nova tecnologia (engenharia de tecidos e transplante de gordura purificada). Reconstrução da Mama, Reconstrução Mamária. Enxerto de Gordura. 

Associado ao procedimento com emprego da matriz biológica, foi utilizado uma nova tecnologia para a captação e purificação de tecido adiposo com o emprego de dispositivo fechado destinado a filtragem e transferência imediata de gordura autógena (Revolve System™). Essa nova tecnologia, permite o processamento de gordura em tempo rápido, em circuito fechado e desta forma sem contaminação. Os procedimentos, inéditos em nosso meio, mereceram destaque no Jornal do Hospital Sírio-Libanês (Entre Médicos) o qual enfatizou o pioneirismo no âmbito da reconstrução da mama pós câncer e cirurgias redutoras de risco.  De modo semelhante, a cirurgia inédita foi motivo de "release" nos EUA como primeiro emprego da nova tecnologia no Brasil.

Release internacional (EUA) sobre Prof.Dr. Alexandre Mendonça Munhoz, cirurgião plástico do Hospital Sírio-Libanês e Professor Livre-Docente Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Matéria de destaque nos EUA como primeiro procedimento cirúrgico realizado no Brasil com nova tecnologia (engenharia de tecidos e transplante de gordura purificada). Reconstrução da Mama, Reconstrução Mamária. Enxerto de Gordura. 
Estudos demonstram que a retenção de tecido adiposo é equivalente à técnica de centrifugação porém significativamente mais elevado do que o método de decantação. Ademais, a presente tecnologia remove em maior volume o óleo livre e células vermelhas do sangue quando comparado aos demais métodos de decantação ou centrifugação, permitindo assim melhores resultados e menor índice de complicações.


Ambas as tecnologias foram recentemente aprovadas no Brasil pela ANVISA e estão disponíveis há alguns anos nos EUA e Europa. O Hospital Sírio-Libanês é o primeiro Hospital a aplica-las no âmbito da reconstrução mamária pós câncer. 

O Prof. Dr. Munhoz, também Livre-Docente pela FMUSP, participa na orientação de pesquisas no programa de pós-graduação do IEP com o emprego de enxerto de gordura na cirurgia mamária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário