quinta-feira, 31 de março de 2016

Serviço de Reconstrução Mamária Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)

Estágio de Complementação Especializada em Reconstrução Mamária
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
(ICESP)
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
(HC-FMUSP)
Disciplina de Cirurgia Plástica - FMUSP



Término do estágio de complementação especializada em reconstrução mamária pós câncer de mama, destinado a pós residência em cirurgia plástica, como definição de supra-especialidade no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), vinculado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Primeira turma de "fellows" com formação no ano de 2015.

Grupo de Reconstrução Mamária do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz (Coordenador do Grupo de Reconstrução da Mama do ICESP) e Prof. Fábio Busnardo (Chefe do Setor de Cirurgia Plástica do ICESP), e médicos assistentes, Drs. Eduardo Gustavo Arruda, Alberto Okada, Eduardo Montag e Carlos Felício, na entrega dos certificados de conclusão do fellow em reconstrução mamária aos Drs. Felipe Zampieri e Enio Giacchetto no ICESP.
O estágio em reconstrução mamária está estruturado na forma de complementação à especialidade de cirurgia plástica (fellow), e tem duração de 12 meses com atividades cirúrgicas, ambulatoriais, ensino e pesquisa. É um modelo único no Brasil, a qual permite ao residente de cirurgia plástica o maior aprofundamento teórico e técnico no âmbito dos diversos procedimentos habitualmente empregados na reconstrução mamária pós câncer de mama, quais sejam os tecidos aloplásticos e autógenos e a reconstrução pós cirurgia conservadora e radical da mama. 

Residentes de Cirurgia Plástica da FMUSP, estagiários e colaboradores do Grupo de Reconstrução Mamária do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Prof. Dr. Alexandre Mendonça Munhoz (Coordenador do Grupo de Reconstrução da Mama do ICESP) e Prof. Fábio Busnardo (Chefe do Setor de Cirurgia Plástica do ICESP), e médicos assistentes, Drs. Eduardo Gustavo Arruda, Alberto Okada, Eduardo Montag e Carlos Felício, na entrega dos certificados de conclusão do fellow em reconstrução mamária aos Drs. Felipe Zampieri e Enio Giacchetto no ICESP.
O ICESP é atualmente referência no atendimento à reconstrução mamária com pesquisas clínicas e experimentais relacionadas ao tema. O Serviço é coordenado atualmente pelo Prof. Dr Alexandre Mendonça Munhoz, Prof. Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e conta com 4 vagas anuais e como pré-requisito a formação completa em residência de cirurgia plástica em serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário